quinta-feira, 2 de julho de 2015

Grant Morrison: “Superman começou como um socialista”. Sinto muito, Morrison. Mas você está completamente errado.




Quando Grant Morrison publicou, em 2011, seu livro “Supergods: what masked vigilantes, miraculous mutants and a sun god from Smallville can teach us about being human” (aqui no Brasil sob o título “Superdeuses: mutantes, alienígenas, vigilantes e o significado de ser humano na era dos super-heróis”), eu não tive vontade de ler, embora o tema me agradasse muito. O motivo de meu desinteresse se devia ao fato de que já naquela época eu conhecia o incrível contraste que há entre a qualidade do trabalho do Grant Morrison escritor e o nível de patetice de suas próprias opiniões sobre os super-heróis que escreve. Além disso, folheando rapidamente a obra no período de seu lançamento, Morrison não me parecia dizer nenhuma novidade, diferentemente do trabalho de Christopher Knowles, “Our superheroes wear spandex” (aqui no Brasil publicado com “Nossos deuses são super-heróis”, pela Cultrix), onde o autor, entre outras coisas, procura identificar as raízes arquetípicas e místicas dos nossos super-heróis. Um trabalho ousado e brilhante. Mas agora retornemos a Morrison, nosso fantástico gênio superestimado...

Vasculhando textos sobre super-heróis e política na internet, deparei-me de maneira totalmente acidental com a afirmação “Superman is a socialist superhero”. Fiquei curioso, tal como qualquer pessoa fica quando diante de alguma afirmação absurda; afinal, por se tratar de um dos principais símbolos da cultura norte-americana, o Superman sempre me pareceu o oposto de ideais socialistas e coletivistas. Mas a América do Norte parece estar mudando... então resolvi conferir o real teor da oração apenas para ter certeza de que se tratava de alguma frase sensacionalista. E de fato era. O enunciado em questão era uma simples alusão à afirmação de Grant Morrison registrada no livro supracitado, onde ele escreve: “Superman começou como um socialista, mas Batman era o herói capitalista definitivo”. É fácil ver que a intenção de Morrison era apenas dizer que o Superman das primeiras histórias, datadas de 1938, era um socialista. Mas ao unir Superman e “socialismo” na mesma sentença, ele deu o primeiro passo para que leitores que possuem dificuldade de interpretação e jornalistas sensacionalistas chegassem à estranha conclusão de que Superman é socialista. Além disso, analisando as frases de Morrison em seu conjunto, percebe-se que se trata de um momento do texto onde o autor procura opor as qualidades e características dos dois heróis, na tentativa de destacar seus contrastes. “Superman tinha um patrão; Batman, um mordomo. Superman trabalhava sozinho; Batman tinha um parceiro. Superman era o dia; Batman, a noite. Superman era apolíneo; Batman, dionisíaco” etc, etc. Parece-me que, para dar continuidade à métrica das oposições, Morrison resolveu soltar a pérola em questão. Ora, se o Batman, cuja identidade secreta é a do rico industrial Bruce Wayne, é supostamente um capitalista1, e sendo Batman e Superman opostos, então o Superman em seus primórdios poderia ser considerado um socialista, não? – Não. Explico. E o primeiro passo da minha explicação será fazer o que quase ninguém faz nestes debates que envolvem super-heróis e política: começarei pela exposição dos conceitos utilizados no debate.

Desde o início do século XX, é difícil tomar a palavra “socialista” dissociada das teorias de Karl Marx. Eventualmente o termo “socialista” era também utilizado para se referir a teorias anarquistas na linha de Bakunin ou Proudhon (estes seriam os “socialistas libertários”), mas sua ligação com o marxismo se tornou muito mais forte e endêmica. De qualquer forma, “socialismo” se tornou sinônimo da crença de que o principal motor social é a estrutura econômica e a luta de classes a ela associada, a qual se tornou ainda mais acentuada com o fortalecimento do capitalismo e, portanto, para que esta luta termine, deve-se então eliminar, via revolução, a classe capitalista causadora deste conflito, juntamente com seu instrumento favorito de dominação: a propriedade privada. Em suma, os burgueses capitalistas, enquanto classe opressora, devem desaparecer; e os trabalhadores ou proletariado, que é a classe oprimida, deve operar este processo de desaparecimento. Portanto, em linhas gerais “socialismo” seria a ideologia que se compromete com este tipo de perspectiva social. Logo, se eu digo que o Superman “começou como um socialista”, com isso estou afirmando que o personagem era comprometido, em suas primeiras aventuras, com a eliminação da classe burguesa através da ação político-revolucionária. Em outras palavras, este Superman teria que fazer coisas como levantar a bandeira da foice e do martelo, gritar “trabalhadores, uni-vos!”, a bradar discursos contrários à propriedade privada dos meios de produção2. Mas em nenhum momento ele o faz. Jamais consegui encontrar, nestas primeiras histórias, uma única frase ideológica, classista e anticapitalista atribuída por Siegel ao seu Superman. Mas então de onde diabos Morrison tirou a ideia de que o Superman era “socialista”?

De fato, o Superman dos primeiros dias era um pouco diferente daquele que conhecemos hoje (ou que conhecíamos, até a recente reformulação dos “novos 52”). Ele era sem dúvida um herói, com um forte senso moral. A essência já estava lá. Mas o temperamento era diferente. O Superman era muito mais irritadiço e misterioso. Não vemos nele a atitude “escoteira” que hoje faz parte de seu caráter, isto é, seu desejo de seguir as leis escolhidas pela humanidade e de trabalhar ao lado das instituições democráticas e autoridades eleitas. Não; diferentemente do que Morrison escreveu em um trecho supracitado, se esse Superman era apolíneo, ele o era apenas em um sentido muito limitado, pois nele podemos testemunhar bastante da histeria emocional dionisíaca3. Embora sua aparência externa já fosse messiânica, no entanto, em muitos momentos suas atitudes são a de um Gólem ressentido, antipático e vingativo. Superman e Batman não eram tão diferentes como Morrison faz parecer. Este Superman já lutava pelos oprimidos, e por isso seu alvo eram todos os tipos de opressores que se manifestavam na sociedade americana daquele período. Superman não poupava ninguém que causasse o mal: ele enfrentava desde mafiosos, motoristas negligentes, e até mesmo técnicos de futebol irresponsáveis. Nestas circunstâncias, empresários capitalistas cruéis para com seus empregados também não poderiam escapar, e, talvez por esta razão, Morrison tenha interpretado este Superman como “socialista”4. Em Action Comics n. 3, temos um momento exemplar: Superman castiga o dono de uma mina que não tinha a menor consideração pelas condições de trabalho de seus empregados. Na história, Superman faz o empresário, chamado Thornton Blakely, passar pelas mesmas situações que seus empregados enquanto trabalhavam. A partir daí, Blakely compreende que era impossível trabalhar sob aquelas condições e, agora conscientizado, promete de bom grado a Clark Kent que irá cuidar da segurança de seus empregados. Em nenhum momento, Superman desejou que o país reformasse sua política econômica. Ele apenas desejou uma reforma moral daquele empresário em particular. Para Superman, o problema não estava no arranjo econômico da sociedade, mas na maneira como aquele indivíduo havia escolhido tratar seus empregados. Esta atitude está muito mais próxima de um conservadorismo da linha de Edmund Burke ou Russell Kirk do que de qualquer comportamento revolucionário de inspiração socialista.

Acredito que a história deste período com um conteúdo mais político seja aquela publicada em Action comics n. 8, que trata de delinquência juvenil. Nela, o Superman concorda explicitamente que a delinquência juvenil é produto das condições sociais miseráveis a que estes jovens são submetidos. No entanto, apesar de ele crer que a conduta criminosa de jovens seja produto de circunstâncias econômicas externas, o mesmo não parece se aplicar ao criminoso adulto da mesma história, que é tratado pelo Superman com extrema severidade (Superman chega a lançá-lo a incrível distância, como se fosse um simples objeto). Mas, apesar de seu explícito progressismo político relativo ao problema da delinquência juvenil, ainda não encontramos nenhum elemento suficiente para taxá-lo de “socialista”. Este relativo progressismo não chega aos extremos do socialismo. (Além disso, em fevereiro de 1940 já temos a famosa história "How Superman would end war", de Shuster e Siegel, onde o Superman derrota e captura os dois grandes ditadores socialistas daquele período, Hitler e Stalin, com o primeiro defendendo uma versão "nacionalista" de socialismo, e o segundo representando o socialismo marxista-leninista. Se Superman realmente começou como socialista em 1938, então aparentemente em 1940 ele já havia abandonado suas convicções...).

Talvez o ponto de vista de Morrison esteja amparado por uma interpretação hiperbólica daqueles fatos descritos. Interpretações hiperbólicas são bastante comuns na maioria das pessoas, pois elas possuem uma certa dificuldade em medir objetivamente as proporções das coisas. Assim, é comum muitos deduzirem, a partir de um simples olhar atravessado, uma explícita ameaça de morte; ou de uma tímida crítica construtiva, uma ofensa grave. Assim, é possível que a partir de pequenas atitudes representadas por Siegel e Shuster na figura do Superman, Morrison tenha deduzido, de maneira hiperbólica, que Superman era um ávido leitor de Karl Marx e – quem sabe? – frequentador assíduo das Internacionais. Mas será que poderíamos esperar mais de alguém que gostaria que a Mulher-Maravilha fosse lésbica e sadomasoquista, e que afirmou categoricamente que a base do conceito do Batman é “totalmente gay”5?






1 Obviamente que esta suposição é extremamente problemática. Já vi algumas pessoas, sobretudo em websites norte-americanos, afirmarem que o Batman é conservador (no sentido vulgarmente atribuído ao termo nos dias de hoje) porque ele é um empresário capitalista. Mas Engels também era um empresário capitalista e, no entanto, era socialista até a alma. Isso seria uma contradição? De modo algum. Na verdade, a lógica do capitalismo não é inteiramente distinta da lógica do socialismo marxista. Ambos desejam a mesma coisa: a continuidade da produção das riquezas materiais. O ponto de discórdia consiste apenas no fato de que os socialistas acreditam que, em uma determinada fase histórica, o capitalismo não será mais capaz de desenvolver estas forças produtivas; acreditam que o capitalismo irá travá-las. Como dizia o soviético N. Colesov, “chega um momento em que as velhas relações de produção cessam de corresponder às novas forças produtivas e se transformam num empecilho ao seu desenvolvimento (...). Este conflito só pode ser resolvido pela substituição das velhas relações de produção por novas (“A propriedade social”, 1963, p. 15-16). Os defensores do capitalismo, diferentemente, acreditam que eventuais crises econômicas podem ser sanadas, sem que o sistema econômico capitalista precise ser extinto.
2 Sim, eu conheço muito bem a Graphic Novel “Red Son”, de Mark Millar. Mas estou falando do Superman regularmente publicado, e não de uma Elseworld – isto é, uma história alternativa excluída de qualquer cronologia do herói já considerada “oficial” – que apresenta uma visão totalmente isolada, ainda que interessantíssima. Além disso, o simples fato do Superman ser socialista em uma versão alternativa já demonstra por si só que a qualidade de “socialista” não pertence ao “verdadeiro” Superman.
3 Knowles, muito mais atento aos conceitos do que Morrison, escreve que “nos primeiros números de Action Comics, o Superman não era o Apolo sorridente e idealizado que conhecemos hoje”.
4 Entre pessoas de pouca formação teórica em linhas e pensamentos políticos, é quase lugar comum a opinião de que ser “capitalista” significa ser conivente com toda e qualquer forma de abuso social que empresários venham a cometer, enquanto que “socialista” significaria adotar qualquer tipo de postura crítica em relação à atuação destes empresários. É possível que Morrison trabalhe, ainda que de maneira pouco consciente, com conceitos falsos e reducionistas deste tipo.
5 Em entrevista à Playboy, Morrison disse: “Gayness is built into Batman ... Obviously as a fictional character he's intended to be heterosexual, but the basis of the whole concept is utterly gay. I think that's why people like it.”. 

9 comentários:

  1. Eu acho, que ele quis dizer socialista no sentido de preocupado com os fracos e oprimidos, aliás, há diferenças entre socialistas e comunistas e nem todos os grupos pertencentes a essas duas escolas de pensamento são marxistas. pessoalmente concordo mais como Waid q o vê como um delegado do NEW DEAL.

    PS: O sr. thornton "homem bom" ao criar consciencia da situação de seus trabalhadores promete que a partir de agora solucionara os problemas de segurança, porém sem antes de ouvir o aviso de kent: "é melhor, senão o superman fará outra visita"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas "socialismo" não significa simplesmente "preocupar-se com os fracos e oprimidos". Os antigos estóicos e outros filósofos antigos também exaltavam a virtude da piedade, e isso não fazia deles socialistas. O cristianismo prega o amor ao próximo e a compaixão pelos fracos, e nem por isso é socialismo (ao contrário: Historicamente o socialismo sempre esteve em luta contra o cristianismo). Aliás, que herói não luta pelos "fracos e oprimidos"? Por acaso o Batman (que para Morrison representa o capitalismo)luta pelos fortes e opressores? Seria ridículo se o fizesse: Pois, por definição, os fortes e opressores não precisam de ninguém que lute por eles.

      "Socialismo" significa dividir o mundo entre duas classes econômicas distintas, para impor medidas políticas que beneficiem uma em detrimento da outra. Nunca li uma história do Superman (com exceção de Red Son, que não conta por justamente apresentar uma versão corrupta do personagem) em que ele se compromete com essa visão de mundo. Logo, nada justifica dizer que ele é socialista (exceto, é claro, a ignorância).

      Excluir
    2. A diferença entre socialista e comunista é apenas circunstancial. O comunismo é o destino, o ponto de chegada do socialismo. Estão intrinsecamente ligados. O New Deal propunha intervenções governamentais na economia, mas isso não é socialismo. O próprio Roosevelt via o New Deal como um conjunto de medidas passageiras destinadas apenas a normalizar a economia. Equiparar o New Deal ao socialismo é o mesmo que participar da retórica exagerada de certos ultradireitistas histéricos que confundem qualquer medida interventora com "socialismo". Pessoalmente, eu acredito que o New Deal fez mais mal do que bem ao espírito norte-americano, mas taxá-lo de "socialista" é um exagero atroz.

      Excluir
    3. " O New Deal propunha intervenções governamentais na economia, mas isso não é socialismo. O próprio Roosevelt via o New Deal como um conjunto de medidas passageiras destinadas apenas a normalizar a economia. Equiparar o New Deal ao socialismo é o mesmo que participar da retórica exagerada de certos ultradireitistas histéricos que confundem qualquer medida interventora com "socialismo".
      Sim por isso disse q concordava + com Waid q o vê como um delegado do NEW DEAL

      Excluir
    4. Entendo, Bruno. Agora percebo isso. Mas espero que eu tenha sido claro em minha posição, de que taxar o Superman de "socialista" resulta de graves confusões conceituais.

      Mas sobre o new Deal, eu discordo de Waid. Acho exagero dizer que o Super-Homem representa qualquer tipo de plataforma política específica, proposta por algum dos dois grandes partidos dos EUA. Nunca li qualquer história em que o Super-Homem exige, do governo, as chamadas "ações afirmativas". Ao contrário: Em geral, os super-heróis (incluindo o Superman) parecem ser figuras quase apolíticas que buscam fazer a diferença através de suas próprias ações individuais, independente de auxílios estatais. Não é a toa que esquerdistas mais fanáticos odeiam super-heróis, por considerá-los parte de um discurso simbólico cujo objetivo é legitimar o capitalismo e o liberalismo clássico.

      Excluir
    5. Desculpe mas resumir esquerda a simplesmente mais estado e a direita a menos estado, é uma visão bem simplista sobre esses dois espectros políticos, já que tanto a direita quanto a esquerda tem em seu interior aqueles que simpatizam com idéia de estado quanto aqueles que se opõem!

      Excluir
    6. Mas eu não fiz este resumo ou reducionismo. na verdade, raramente uso as expressões "esquerda" e "direita", por comportarem plataformas bastante imprecisas. Prefiro expressões técnicas como "conservadorismo", "liberalismo", "socialismo", etc. De qualquer forma, uma das grandes características de QUALQUER tendência socialista é a ideia de que o Estado precisa ser o principal responsável pela satisfação das carências econômicas da população (e NESTE sentido, socialismo se identifica com a fórmula "mais estado"). De outro lado, temos os conservadores e os liberais clássicos que preferem pensar que tais auxílios devem ser satisfeitos por organizações privadas dedicadas à beneficência (NESTE sentido, estas tendências se identificam com a fórmula "menos estado"). Acho difícil contestar isso, sob pena de descaracterizar completamente as tendências políticas mencionadas.

      Excluir
  2. Então anarquismo e tantos outros movimentos anti-estado que se auto-proclamam esquerda seriam direita? Um conselho além de tomar como parte numa discussão política o que as teorias dessas tendências políticas dizem, deve se analisar a sua práxis. A real diferença de esquerda e direita na vara institucional, é sobre que fim o estado deve ser usado para o bem coletivo ou para fortalecer a ordem liberal vigente? Aviso: não estou descaracterizando o debate, é você que está empobrecendo não querendo ver a imensa gama de posições distintas que a esquerda tem sobre essa questão. Quando digo esquerda me refiro a anarquistas, social-democratas, comunistas, socialistas, trabalhistas, New left (nova esquerda ou identitarista). E todos elas tem visões diferentes sobre o estado. Portanto, reafirmo afirmar que "QUALQUER tendência socialista é a ideia de que o Estado precisa ser o principal responsável pela satisfação das carências econômicas da população." é negar que Bakunin seja de esquerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor tipologia na qual se deve incluir Bakunin não é o socialismo, e sim o anarquismo. Embora Bakunin e Proudhon (entre outros) tenham desenvolvido suas ideias a partir de raízes socialistas, o fato é que suas premissas ficaram tão distantes daquelas premissas defendidas pelo socialismo mais ortodoxo (que tem em Marx e em Engels seus principais líderes ideológiicos) que suas ideias acabaram sendo colocadas em outra categoria: o anarquismo, conforme já dito.

      E novamente é você que está confundindo as coisas... eu NÃO estou me referindo à ESQUERDA como um todo em minha análise, e sim especificamente ao SOCIALISMO. A ESQUERDA é uma nomenclatura imprecisa, que funciona como GÊNERO que abarca dentro de si inúmeras ideologias ESPECÍFICAS mais ou menos similares entre si. Você mesmo percebeu isso. Portanto, repito: o socialismo em especial (e não toda e qualquer ideologia que é colocada sob o gênero "esquerda") se caracteriza, sim, pela fórmula "mais estado", ao menos especificamente na questão da distribuição social dos bens materiais. Afinal, ele é o momento anterior ao comunismo, e que se caracteriza justamente pela transferência, "às mãos da classe trabalhadora", do "principal instrumento de dominação da burguesia": o Estado. A única similaridade entre Bakunin e Proudhon com o socialismo tradicional é seu ódio ao capitalismo, o seu reducionismo tolo que consiste em imaginar que a raiz de todos os problemas da humanidade é o capitalismo e propriedade privada. De resto, havia tanta disparidade de ideias que os indivíduos citados foram chutados dos movimentos socialistas convencionais, e nem tiveram influência expressiva sobre as revoluções socialistas do século XX. É por isso que em ciência política colocamo-os sob a classe dos "anarquistas", e quando MUITO, na classe dos "socialistas libertários". Mas considerá-los socialistas pura e simplesmente, no sentido estrito do termo, considero como um erro de terminologia e classificação, justamente porque redunda em tratar como absolutamente iguais coisas que são em si diferentes.

      Excluir